quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ACOMPANHE AS OBRAS PARA A COPA






Saiba como os 12 estádios em construção para a Copa do Mundo terminaram 2011
A galeria de fotos, com opção para download de imagens em alta resolução, mostra um panorama de como as arenas nacionais para a Copa de 2014 encerraram o ano
Belo Horizonte – Mineirão

Com 1,5 mil operários em atuação no fim do ano, o Mineirão abriu 2012 com 100% das demolições internas e externas concluídas. Além disso, 85% do trabalho nas fundações internas e 75% nas externas estão finalizados. O estádio vai abrigar três partidas da Copa das Confederações, em 2013, e seis da Copa de 2014, incluindo uma semifinal. A previsão de conclusão é 21 de dezembro de 2012. O campo foi rebaixado em 3,4 metros – para que os espectadores fiquem mais próximos – e há um trabalho de recuperação estrutural, instalação de telões e construção de novos acessos à arena. A capacidade será de 67 mil pessoas.

Daniel Basil/Monitoramento/ME/Dezembro de 2011


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Brasília - Estádio Nacional
O Estádio Nacional receberá sete partidas em 2014, sendo uma da Seleção Brasileira e a disputa pelo terceiro lugar. A arena, que também será palco da abertura da Copa das Confederações, em 2013, terá capacidade ampliada de 45 mil para 71 mil pessoas. O projeto prevê cobertura em estrutura metálica, novas arquibancadas, eliminação da pista de atletismo e rebaixamento do gramado. O cronograma está em dia. A previsão oficial é de que seja entregue no fim de 2012. Na atual fase, é possível ver as pilastras que rodearão as arquibancadas pelo lado externo e que darão sustentação à cobertura. Os responsáveis pela obra buscam o mais alto grau de certificação ambiental concedido pela ONG Green Building Council. A cobertura terá células para captação de luz solar, com capacidade de obter até 2,5 megawatts, o que corresponde a toda energia necessária para o funcionamento da arena.

Tomás Faquini/Monitoramento/ME/dezembro de 2011


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Cuiabá - Arena Pantanal
A Arena Pantanal encerrou 2011 com quase 40% da obra concluída, conforme o último relatório de execução emitido pelo consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior, responsável pelo empreendimento. A previsão de entrega do estádio, que receberá quatro partidas da Copa, é em dezembro de 2012. A ação emprega 650 pessoas em vários ramos da construção civil, número que deve chegar a mil em 2012. As etapas de drenagem e fundação estão praticamente concluídas, incluído a terraplanagem do campo de futebol. Em maio de 2012 está previsto o início do plantio do gramado.

José Medeiros/Monitoramento/ME/dezembro de 2011


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Curitiba - Arena da Baixada
Com investimento de R$ 234 milhões, de acordo com a Matriz de Responsabilidade, o clube ampliará a capacidade do estádio para 42 mil pessoas. O cronograma está mantido. A estimativa é de que a obra seja entregue em dezembro de 2012. A reinauguração está prevista para março de 2013, mês de aniversário da cidade. As intervenções passam pela conclusão da arquibancada do setor Madre Maria dos Anjos (paralela a Brasílio Itiberê), além da adequação de setores vip, tribuna de honra, hospitalidade, imprensa, vestiários.

Monitoramento/ME/dezembro de 2011


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Fortaleza – Castelão
Levantamento realizado pelo Consórcio Construtor do Castelão indica que, no fim de dezembro, o projeto alcançou 53% de conclusão. A obra é executada em quatro fases simultâneas. Duas estão concluídas. Quando terminada, a arena será a maior do Norte/Nordeste. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações 2013 e seis jogos da Copa de 2014. A previsão é que seja concluído em dezembro de 2012. Entre as mudanças estão o rebaixamento do campo em quatro metros para garantir visibilidade total a todos os torcedores e uma cobertura com revestimento termoacústico, capaz de oferecer aos torcedores mais conforto e segurança, e melhorar a transmissão televisiva.

Fábio Lima/Monitoramento/ME/dezembro de 2011


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Manaus - Arena da Amazônia
Palco de quatro jogos da primeira fase da Copa, o estádio contará com cobertura fixa para as arquibancadas, feita em membrana de politetrafluoretileno (PTFE), material com maior durabilidade, luminosidade e conforto térmico. A arena terá restaurante, estacionamento subterrâneo, acessos para portadores de necessidades especiais e sistemas de reaproveitamento de água da chuva e de ventilação natural. A capacidade será de 43 mil pessoas, com investimento total de R$ 533,2 milhões, sendo R$ 400 milhões de financiamento federal. A previsão de entrega é junho de 2013.

Tomás Faquini/Monitoramento/ME/dezembro de 2011


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Natal - Arena das Dunas
As intervenções previstas para 2011 no estádio de Natal para a Copa de 2014 foram concluídas antes do prazo estipulado, conforme informações da construtora responsável pelo empreendimento e do governo do Rio Grande do Norte. As etapas de demolição do ginásio Machadinho e do Machadão, drenagem e retirada da rede elétrica e terraplanagem foram concluídas. A sede potiguar vai receber quatro jogos da primeira fase do Mundial. A arena terá 45 mil lugares. A previsão para o término das obras é em dezembro de 2013.

Ana Araújo/Monitoramento/ME/dezembro de 2011


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Porto Alegre - Beira-Rio
Estimadas em R$ 290 milhões, de acordo com a Matriz de Responsabilidade atualizada em novembro de 2011, as obras no estádio do Internacional serão retomadas em 25 de janeiro, conforme garantiu o presidente do clube gaúcho, Giovanni Luigi, após pouco mais de seis meses de impasse entre o clube e a construtora. O novo Beira-Rio receberá moderna cobertura metálica, que protegerá os 60 mil lugares numerados, as rampas e os acessos aos portões. A arquibancada inferior será ampliada e ficará mais próxima do campo, e todo o anel inferior passará a contar com camarotes e suítes. A previsão de entrega, segundo a Matriz de Responsabilidade atualizada em novembro de 2011, é dezembro de 2012.

Gabriel Heusi/Monitoramento/ME/dezembro de 2011


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Recife - Arena Pernambuco
A Arena Pernambuco encerrou 2011 com 30% das obras concluídas, segundo informações da construtora responsável. Com 2.115 funcionários trabalhando em turnos diurno e noturno, o objetivo é entregar a arena a tempo da Copa das Confederações, que será realizada em junho de 2013. A terraplenagem, que sofreu atrasos em função das chuvas de inverno, está concluída. As fundações estão em fase final, com avanço físico de 85,4%. Para garantir a aceleração da estrutura, foi instalada uma central de corte e dobra de aço e a fábrica de pré-moldados foi ampliada. O número de funcionários deve chegar a 2.500 no pico da obra, entre fevereiro e março deste ano. A previsão de finalização da obra, de acordo com a Matriz de Responsabilidade, é em dezembro de 2012.

Ana Araújo/Monitoramento/ME/dezembro de 2011


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Rio de Janeiro - Maracanã
Local da grande final em 2014, o Maracanã encerrou 2011 com 2.700 operários atuando na obra, em especial na instalação das primeiras peças da nova arquibancada. Ao todo, 2.748 peças serão instaladas nas estruturas metálicas e de concreto que serão erguidas para atender às recomendações da FIFA. No segundo semestre de 2012 está previsto o içamento da nova cobertura. Com ela, a área protegida do estádio aumentará de 24,35 mil m² para 47,35 mil m². Autolimpante e translúcida, a nova cobertura permitirá condições de luz uniforme em toda a arquibancada. A previsão de término das obras é fevereiro de 2013.

Daniel Basil/Monitoramento/ME/dezembro de 2011


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Salvador - Fonte Nova
Anfitriã de três cabeças de chave durante a Copa de 2014 e candidata a partidas da Copa das Confederações, a Fonte Nova concluiu em 2011 as fases de demolição, reciclagem do material proveniente do antigo estádio, limpeza do terreno, terraplanagem e fundações. A obra está na fase de montagem da superestrutura (peças pré-moldadas e moldadas no próprio canteiro: pilares, vigas e lajes). Quando finalizada, terá capacidade para 55 mil lugares, a um custo previsto de R$ 597 milhões, de acordo com a Matriz de Responsabilidades da Copa. A previsão de conclusão das obras é dezembro de 2012.

Ademir Rodrigues/Monitoramento/ME/dezembro de 2011


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São Paulo - Arena de Itaquera
O futuro estádio do Corinthians ultrapassou 20% da obra em dezembro, segundo a Odebrecht, construtora responsável. As vigas das arquibancadas são feitas com peças pré-moldadas fabricadas no próprio canteiro. Até o fim de 2011, foram cravadas 2.315 das 3.200 estacas, executados 448 blocos de concreto da fundação e instaladas 32 vigas jacaré, que dão sustentação à arquibancada leste. Além da estreia do Brasil, o estádio terá, ao todo, seis partidas pelo Mundial, incluindo um jogo das quartas e uma das semifinais. A previsão é de que a arena, para 68 mil pessoas, fique pronta em dezembro de 2013.

Gabriel Heusi/Monitoramento/ME/dezembro de 2011


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Portal da Copa

TURISMO QUALIFICARÁ VOLUNTÁRIOS PARA A COPA

O curso, que terá enfoque especial na organização e gestão de impactos de megaeventos esportivos, será dirigido a maiores de 20 anos

A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 são os objetivos de um curso de Turismo e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento a ser ministrado pela OMT (Organização Mundial de Turismo) no Brasil e que o ministro do Turismo, Gastão Vieira, vai negociar, na próxima semana, em Madri, com o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.

De acordo com o Ministério do Turismo, a iniciativa servirá para aumentar o voluntariado brasileiro da OMT, que se encarregará de preparar multiplicadores aptos a recrutar, formar e selecionar voluntários locais para atuar nos dois eventos esportivos.

O curso, que terá enfoque especial na organização e gestão de impactos de megaeventos esportivos, será dirigido a jovens maiores de 20 anos de idade que queiram participar de projetos de cooperação internacional ligados ao turismo.

Segundo o ministro Gastão Vieira, além de projetar-se internacionalmente no mercado competitivo do turismo, de revitalizar a economia, gerar incentivos para investimento e impulsionar a geração de empregos, o Brasil vai avançar expressivamente em desenvolvimento social com a Copa do Mundo de 2014.

Segundo a OMT, o turismo nas Américas cresceu 6% no primeiro semestre de 2011, índice acima da média mundial. No mesmo período, o Brasil avançou 5%, com grande peso do desenvolvimento verificado nas 12 cidades-sede da Copa (Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus), impulsionado pelo turismo doméstico.

Elas representam para o turismo mais de 70% da movimentação financeira gerada pelo setor no país, segundo o Depes (Departamento de Estudos e Pesquisas) do Ministério do Turismo. Além disso, somam mais de 60 milhões de habitante (32% da população brasileira), são responsáveis por quase 43% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional e dez entre elas estão entre as mais populosas do país, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

TURISMO QUALIFICARÁ VOLUNTÁRIOS PARA A COPA

O curso, que terá enfoque especial na organização e gestão de impactos de megaeventos esportivos, será dirigido a maiores de 20 anos

A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 são os objetivos de um curso de Turismo e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento a ser ministrado pela OMT (Organização Mundial de Turismo) no Brasil e que o ministro do Turismo, Gastão Vieira, vai negociar, na próxima semana, em Madri, com o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.

De acordo com o Ministério do Turismo, a iniciativa servirá para aumentar o voluntariado brasileiro da OMT, que se encarregará de preparar multiplicadores aptos a recrutar, formar e selecionar voluntários locais para atuar nos dois eventos esportivos.

O curso, que terá enfoque especial na organização e gestão de impactos de megaeventos esportivos, será dirigido a jovens maiores de 20 anos de idade que queiram participar de projetos de cooperação internacional ligados ao turismo.

Segundo o ministro Gastão Vieira, além de projetar-se internacionalmente no mercado competitivo do turismo, de revitalizar a economia, gerar incentivos para investimento e impulsionar a geração de empregos, o Brasil vai avançar expressivamente em desenvolvimento social com a Copa do Mundo de 2014.

Segundo a OMT, o turismo nas Américas cresceu 6% no primeiro semestre de 2011, índice acima da média mundial. No mesmo período, o Brasil avançou 5%, com grande peso do desenvolvimento verificado nas 12 cidades-sede da Copa (Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus), impulsionado pelo turismo doméstico.

Elas representam para o turismo mais de 70% da movimentação financeira gerada pelo setor no país, segundo o Depes (Departamento de Estudos e Pesquisas) do Ministério do Turismo. Além disso, somam mais de 60 milhões de habitante (32% da população brasileira), são responsáveis por quase 43% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional e dez entre elas estão entre as mais populosas do país, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

COPA ABRIRÁ OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS



Sanchez apresenta guia de informação em inglês e alemão para orientar turistas durante o MundialA Copa do Mundo de 2014 está logo ali. E todo empreendedor que se preze deve responder a si mesmo: qual será a parte da receita do maior evento do planeta que caberá ao meu negócio? Quem ainda não se fez a pergunta deve prestar atenção às oportunidades em 600 segmentos no Estado

Aos 21 anos, Lucas Sanchez não sabe ainda se assistirá a algum jogo da Copa do Mundo de 2014. Mas o designer da área de tecnologia da informação (TI) espera que seu guia de informações em inglês e alemão esteja bem à mão dos milhares de visitantes que despencarão nas 12 subsedes do evento, entre elas Porto Alegre. Lucas e um amigo criaram o Talking Tourist, interface para celular que se propõe a guiar os usuários pelos serviços de hospedagem, alimentação e diversão para a temporada esportiva. A ideia poderá estar na seleção do Desafio Startup para a Copa 2014, lançado em 2011 pela carioca MJV e que bancará inovações como a de Sanchez, até que um investidor compre literalmente o aplicativo.

Esse é só um jeito de se fazer dinheiro com o Mundial. O Sebrae nacional mapeou mil outros em todo o País, sendo 600 apenas no Rio Grande do Sul. Soluções que usem e abusem da mobilidade, como a do novato porto-alegrense, têm tudo para virar febre. Na Copa do 4G (rede de alta velocidade para dados em comunicação móvel), quem chegar antes leva. “Não queremos quantidade e sim qualidade nos acessos e na oferta de locais. A meta é identificar dicas que supram a necessidade do visitante”, vislumbra Sanchez, que não vê a hora de lançar o projeto nacionalmente.

Para virar um atrativo a investidores, a proposta é vincular publicidade no roteiro móvel que o usuário levará a todo lugar. “Sei que não podemos estar na área de ação dos jogos, terrenos restrito à Fifa, mas o turista estará lá, vendo sua seleção e buscando seu destino pelo nosso aplicativo”, entusiasma-se o jovem empreendedor. Os apoiadores do aplicativo são os diretores da MJV, como Ysmar Vianna, que recebeu 400 candidatos a startup rumo ao Mundial e agora abrirá nova temporada para tentar fisgar mais projetos. A empresa do ramo de TI opera como um acelerador de empresas e reservou R$ 300 mil em 2012 para injetar nos testes de aplicativos como o Talking Tourist. Cada empreendedor poderá ter R$ 30 mil. “Vamos testar o produto captando a opinião dos usuários. Os equipamentos móveis serão cada vez mais comuns. A percepção é de que virão milhares de visitantes e temos de ajudá-los a explorar o Brasil”, adverte.

Já o Sebrae está disposto a formatar negócios e qualificar operações que percebam a janela do evento. O coordenador do programa a Sebrae 2014, Dival Schmidt, explica que o órgão reuniu ferramentas que vão dar suporte desde a documentação legal e certificações até a medição de resultados. “Estamos focados nos quase R$ 200 bilhões que o Mundial vai movimentar”, dimensiona o coordenador. Para treinar os micro e pequenos empreendedores (MPEs), os escritórios do serviço terão R$ 100 milhões, a serem repassados por meio de consultorias e oficinas. Serão identificadas 3 mil MPEs nas 12 subsedes. “Seguimos o modelo de Londres para a Olimpíada deste ano. Identificamos segmentos, indicamos melhorias e tentamos atrair clientes”, detalha Schmidt.

No Estado, foram dois eventos mobilizadores em 2011. Serão priorizados este ano os nichos de construção, TI, turismo e mobiliário, que são vistos como os mais demandados nesta etapa. Até fevereiro, o Sebrae gaúcho receberá inscrições. “Este ano vamos intervir nas empresas. Não dá mais para esperar. Idioma como o inglês não se aprende em seis meses”, exemplifica Amanda Paim, coordenadora regional do programa. No País, a Copa deve movimentar, conforme dados da Fundação Getulio Vargas, R$ 183,2 bilhões – sendo R$ 47,5 bilhões diretos (obras para preparar as cidades e outros investimentos em melhorias) e R$ 135,7 bilhões indiretos.

O assessor econômico da Fecomércio-RS, Lucas Schifino, fez a conta e estimou em R$ 270 milhões a R$ 300 milhões o fluxo de receita com visitantes na Capital e no entorno somente na temporada de jogos, que por aqui serão travados na primeira fase e nas oitavas de final. “Caso tenhamos alguma seleção do Mercosul jogando aqui, o impacto pode aumentar R$ 20 milhões a R$ 30 milhões. O potencial de ganhos se estende a toda a cadeia”, previne Schifino.

Restaurantes mergulham na cadeia de abastecimento
uem disse que é o assador que controla a qualidade do banquete típico da Churrascaria Galpão Crioulo, situada no Parque Harmonia, próximo ao Centro? Com sua touca e jaleco brancos, Elza Moura, uma técnica em nutrição, é o mais recente reforço do time de mais de 50 empregados. A atuação da profissional descortina uma das apostas do segmento de gastronomia para a Copa, que é aumentar a ascensão sobre a cadeia de fornecimento. “Se não tiver qualidade, a carne volta ao frigorífico”, avisa a técnica. E o julgamento não observa cortes, fibras ou espessura da gordura.

Elza monitora sem trégua a temperatura da peça, a validade, as condições de chegada e como é acondicionada. Na cozinha, a rotina também passa por uma revisão geral, com supervisão também de uma nutricionista. Agora ela vai para dentro dos abatedouros. Um dos sócios da casa, Adalberto Zanatta reforça que a intenção é ajudar a qualificar os parceiros, neste caso mais de 40 fornecedores. “Servimos 12 mil refeições ao mês. É muita responsabilidade, que vai aumentar para o Mundial”, antevê Zanatta, que programa investimentos no mobiliário e na prestação do serviço. O novo cardápio que estreia em março será em inglês, espanhol e italiano, além do português. “Churrasco será barbecue, para os americanos”, cita o sócio-proprietário. O cardápio sofreu mudanças e voltou a origens da culinária campeira.

Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Estado, Fernanda Etchepare, confirma que o programa voltado ao Mundial está mergulhando na estrutura de operação dos estabelecimentos, o que inclui lidar com limitações, como escassez de alguns itens diferenciados e que consumidores exigentes do centro do País e os turistas que virão devem certamente buscar no varejo local. “Do PIB do turismo, 40% é alimentação”, lembra a dirigente. Na preparação rumo a 2014, a Abrasel firmou parceria com o Ministério do Turismo e já treinou 1,1 mil pessoas de 116 empresas desde 2010. Entre os focos, estão a segurança alimentar (na linha do que a churrascaria está fazendo), o atendimento e o domínio do idioma.

No fim de 2011, a entidade foi surpreendida com a suspensão de repasses ante as suspeitas de desvios que ocorreram em outros estados. ”Acabamos tendo de completar o dinheiro. Mas esperamos retomar logo a ação, pois temos muita coisa para fazer até 2014”, projeta Fernanda. O Senac-RS montou um acervo de cursos em TI, produção cultural e de design, ambiente, saúde, gestão e serviços de transporte, como o de táxi, e quer treinar 230 mil pessoas em dois anos e meio. No País, o organismo traçou a meta de qualificar 1 milhão de trabalhadores. No Estado, serão 115 mil gratuitamente. O diretor regional do organismo, José Paulo da Rosa, explica que a intenção é atacar as maiores carências, entre capacitações mais curtas e de até um ano. “A Copa é um bom motivo para qualificar os setores”. O investimento é calculado em R$ 1 mil por aluno.

Pequenos terão vez, diz executivo que atende patrocinadores
Não vai dar para vender cachorro-quente no entorno do Estádio Beira-Rio. Mas a oportunidade poderá estar em conseguir virar o fornecedor de quem ficar com o contrato para explorar o segmento nos dias da competição. O alerta é do sócio da agência Octagon no Brasil, Fred Pollastri, que está acostumado a lidar com os grandes patrocinadores do Mundial. Ele adverte que micro e pequenos empreendedores ganharão e muito com o evento. Só dependerá deles, avisa. Pollastri lembra que a empresa começou a trabalhar o negócio do Mundial um ano antes de a sede ser confirmada, em 2006, ao se associar à agência americana de marketing esportivo.

Para o executivo, Porto Alegre precisa recuperar terreno. Após deixar escapar a Copa das Confederações, perda associada ao impasse na negociação entre a construtora Andrade Gutierrez e o Internacional, Pollastri avisa que a Capital deve fazer jus ao tamanho de seu mercado de futebol. O Inter tem, por exemplo, o segundo maior faturamento entre os clubes nacionais. “Embora tendo muita relevância no futebol, a cidade ficou um pouco para trás”, observa o executivo. O raciocínio é objetivo e contrasta a posição de outras capitais que levaram a melhor, inclusive na divisão dos jogos de 2014. “A Fifa decide em cima de cronograma. Os que não deixaram para a última hora têm benefícios. Isso está claro”, previne. E isso tem efeito na cota de gastos de patrocinadores e nos programas de hospitalidade.

Pollastri atenta para as oportunidades que surgirão mesmo com alguma desvantagem na posição da subsede. Há inúmeros serviços que serão demandados para atender ações que patrocinadores farão a clientes e convidados e demais públicos dentro dos estádios. Haverá toda uma logística para suprir as necessidades. O executivo cita oportunidades para locações de flores, contratação de segurança, garçons e promotoras, adesivagem e até cordão para crachás. “Sem a Copa, não teria nada disso. Até locação de helicóptero certamente será requisitada.”

Ele lembra que serão atraídos maisde 3 milhões de turistas estrangeiros, com potencial de gastos de R$ 5,3 bilhões. “A prefeitura e os setores precisam se posicionar como um dos locais de interesse. Entre um jogo e outro serão cinco dias. As pessoas vão querer viajar e irão para os destinos que chamarem a atenção.” Uma boa tática, recomenda o especialista, é formatar um calendário de ações para chamar o público, com eventos esportivos de visibilidade internacional. “E tem de começar em 2012 e não parar mais. O mundo vai conhecer mais o Brasil”, acredita.

Seleções sondaram São Paulo por CT em 2014

Estados Unidos, França e Inglaterra estão interessadas em Cotia

Enquanto os jogadores do São Paulo fazem a preparação para a temporada no Centro de Formação de Atletas de Cotia, a diretoria ouve propostas para abrigar seleções durante a Copa 2014. Estados Unidos, França e Inglaterra – que sequer estão classificadas para o Mundial – já sondaram o Tricolor.

A pedido do presidente Juvenal Juvêncio e, claro, com o consentimento do sempre exigente técnico Emerson Leão, o São Paulo ficará 18 dias concentrado no CFA, que originalmente abriga as categoria de base. O clube investiu em 12 campos de futebol, hotel com capacidade para 144 pessoas e todas a estrutura que os jogadores precisam em 220 mil metros quadrados.

“Com certeza haverá uma disputa entre as seleções para ficar aqui. O pessoal não quer ficar em resort, no meio dos torcedores. As equipes preferem um lugar onde tenham privacidade”, disse Juvenal, em entrevista ao O Estado de S. Paulo.

No ano passado, no entanto, o São Paulo pediu para o Comitê Organizador Local para retirar o CFA de Cotia e o CT da Barra Funda da lista dos indicados para abrigar as seleções. Ainda assim, as delegações podem negociar diretamente com o clube.

Turismo vai formar voluntários para Copa

O curso, que terá enfoque especial na organização e gestão de impactos de megaeventos esportivos, será dirigido a maiores de 20 anos

A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 são os objetivos de um curso de Turismo e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento a ser ministrado pela OMT (Organização Mundial de Turismo) no Brasil e que o ministro do Turismo, Gastão Vieira, vai negociar, na próxima semana, em Madri, com o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.

De acordo com o Ministério do Turismo, a iniciativa servirá para aumentar o voluntariado brasileiro da OMT, que se encarregará de preparar multiplicadores aptos a recrutar, formar e selecionar voluntários locais para atuar nos dois eventos esportivos.

O curso, que terá enfoque especial na organização e gestão de impactos de megaeventos esportivos, será dirigido a jovens maiores de 20 anos de idade que queiram participar de projetos de cooperação internacional ligados ao turismo.

Segundo o ministro Gastão Vieira, além de projetar-se internacionalmente no mercado competitivo do turismo, de revitalizar a economia, gerar incentivos para investimento e impulsionar a geração de empregos, o Brasil vai avançar expressivamente em desenvolvimento social com a Copa do Mundo de 2014.

Segundo a OMT, o turismo nas Américas cresceu 6% no primeiro semestre de 2011, índice acima da média mundial. No mesmo período, o Brasil avançou 5%, com grande peso do desenvolvimento verificado nas 12 cidades-sede da Copa (Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus), impulsionado pelo turismo doméstico.

Elas representam para o turismo mais de 70% da movimentação financeira gerada pelo setor no país, segundo o Depes (Departamento de Estudos e Pesquisas) do Ministério do Turismo. Além disso, somam mais de 60 milhões de habitante (32% da população brasileira), são responsáveis por quase 43% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional e dez entre elas estão entre as mais populosas do país, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

MARACANÃ DESENVOLVE PROJETO SUSTENTÁVEL


Da Agência Ambiente Energia -O convênio Maracanã Solar, firmado entre o governo do estado do Rio de Janeiro e a Light, vai permitir a instalação de placas para captação de energia solar no Maracanã. O estádio que passa por reformas para a Copa do Mundo de 2014, receberá um anel fotovoltaico sobre a estrutura metálica que sustentará a nova cobertura de lona tensionada, gerando energia limpa equivalente ao consumo de 240 residências e evitando a emissão de 2.560 toneladas de CO2 na atmosfera.O secretário de Estado da Casa Civil do Rio, Regis Fichtner, explicou que a Light vai assumir o investimento para a implantação e manutenção das placas fotovoltaicas, sem custo, portanto, para o governo do estado. Após a amortização, que será feita por meio da venda da energia gerada, a usina será transferida para o estado, que poderá optar por continuar vendendo a energia ao mercado ou utilizá-la em imóveis estaduaisO projeto foi desenvolvido pela mesma empresa que está projetando a nova cobertura, a alemã SBP (Schlaich Bergermann und Partner) e já foi aprovado pelo Iphan. A implantação do anel fotovoltaico não influenciará no cronograma da obra e não vai interferir na visão externa ou em qualquer aspecto técnico da estrutura.

A parceria com a Light contempla ainda R$ 10 milhões para que o Estado invista em eficiência energética (troca de lâmpadas, climatização, entre outros) em outros bens públicos.

Além deste projeto, o estádio do Maracanã terá outras medidas de sustentabilidade, como o sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design), além de dispositivos economizadores de água e um sistema de captação de água de chuva, o que diminuirá o uso de água potável em 50% para irrigação do gramado. A meta é reduzir o consumo de água em 30%.

A água da chuva também será utilizada no funcionamento dos banheiros, que terão torneiras inteligentes com fechamento automático e descargas ecológicas.

BRASIL OFERECERÁ PROGRAMAS TURÍSTICOS AO PÚBLICO DURANTE A COPA



Escrito por Camila Carduz

12 de enero de 2012, 10:37Brasília, 12 jan (Prensa Latina) Os turistas estrangeiros que venham assistir à Copa do Mundo de 2014 disporão também de diferentes ofertas para conhecer locais turísticos do Brasil, segundo revelou hoje o ministro do turismo, Gastão Vieira.

"Esses programas terão o selo da Copa para o turista estrangeiro que venha ao Brasil para assistir à Copa de 2014, um público que calculamos em 600 mil pessoas", assinalou Vieira, ao participar do programa de rádio "Bom dia, Ministro", da EBC Serviços.

A lista, elaborada pelo Ministério de Turismo e pela Empresa Brasileira de Turismo, contempla o interesse dos estrangeiros em cada uma das 12 cidades-sede, segundo indicou Vieira, que esclareceu que a seleção pode ser ampliada conforme o interesse de outras localidades em participar neste projeto.

"Os programas estão baseados em um trabalho anterior desta pasta sobre 65 destinos turísticos do Brasil", explicou, detalhando que já foi realizada uma primeira seleção de locais e que existem solicitações de inclusão por parte de outros.

"Esperamos divulgar o programa oficial de turismo para os estrangeiros que assistam à Copa no menor prazo possível", afirmou o ministro, agregando que tal programa contará com o aval do Ministério de Esportes, da Federação Internacional de Futebol e das demais entidades vinculadas a esse evento esportivo.

Interrogado sobre as obras de infraestrutura para a Copa, Vieira assegurou ter a "convicção de que tudo vai estar pronto no momento certo para o início da Copa do Mundo e algumas obras de infraestrutura, muito antes".

Citou como exemplos os estádios, que serão concluídos um ano antes do prazo, e garantiu que os problemas são muito pontuas e serão resolvidos dentro do prazo estabelecido.

BRASIL PODERÁ FAZER AMISTOSO HISTÓRICO EM 2014



Primeiro rival do Brasil, time inglês sonha com amistoso em 2014
Exeter City pretende festejar cem anos da estreia da Seleção no Rio
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Um amistoso histórico pode preceder a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O Exeter City, clube inglês que disputou a primeira partida oficial da história da Seleção Brasileira, em 21 de julho de 1914, quer reeditar o confronto exatamente 100 anos depois, no Rio de Janeiro. À época, o jogo aconteceu nas Laranjeiras, mas o palco do novo amistoso festivo poderia ser o Maracanã.

Dois dirigentes do Exeter, da terceira divisão da Inglaterra, inclusive, já estão na Cidade Maravilhosa para tentar negociar um acordo para a realização da partida. Segundo informações do Daily Mail e da BBC, ambos foram ao Fluminense para conversar com a diretoria do clube e ainda estariam em busca de parceiros para tentar viabilizar o confronto.

Time do Exeter City, primeiro rival da Seleção Brasileira, atualmente: terceira divisão (Foto: Divulgação)
Edward Chorlton, presidente do clube, confirmou aos veículos ingleses que existe a intenção de organizar, sim, um jogo para comemorar os cem anos do confronto, que terminou com vitória brasileira por 2 a 0 (gols de Osman e Osvaldo Gomes).

- Ainda não temos garantias de que poderemos reeditar este jogo incrível, mas devemos isso a nós mesmos. Ao clube e aos torcedores. Seria importante que este centenário fosse celebrado. Os brasileiros são gentis e tenho certeza de que com a visita dos nossos embaixadores, a negociação vai progredir da melhor forma para organizarmos isso - afirmou.

O Exeter e o Brasil já se encontraram em outra oportunidade, no ano de 2004, quando o clube inglês comemorou o seu centenário. A equipe enfrentou um time de ex-jogadores brasileiros, que tinha, entre outros craques, nomes como Dunga e Careca (que marcou o gol da vitória por 1 a 0). Outro detalhe curioso é que o time utiliza como slogan a frase "Have you ever played Brazil?" ("Você já jogou contra o Brasil?") para provocar os adversários.

Julian Tagg, um dos dirigentes que vieram ao Rio nos últimos dias, explicou que o movimento certo visto neste momento pelos representantes do clube foi justamente viajar para o Brasil para tentar fechar um acordo.

- Por diversas razões, acreditamos que esta era a hora de irmos ao Brasil. Queremos ainda formalizar áreas de ação e potencializar o retorno financeiro. No entanto, ainda há um grande caminho entre o sonho e a realidade e não podemos nos ater a ilusões - completou.

Cartaz da partida Brasil x Exeter, em 1914, a primeira da Seleção na história (Foto: Livro oficial da CBF)

TABELA DE JOGOS - COPA 2014


Tabela de jogos

© FIFA.comMomento memorável na caminhada para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014: foi divulgada em Zurique nesta quinta-feira, dia 20 de outubro de 2011, a tabela da 20ª edição da Copa do Mundo da FIFA. As 64 partidas serão disputadas em 12 cidades do País. São Paulo receberá o jogo de abertura no dia 12 de junho de 2014, enquanto Rio de Janeiro acolherá a Final da 20ª edição do mais importante torneio de futebol do planeta. O Comitê Executivo da FIFA confirmou a decisão proposta pelo Comitê Organizador Local durante o encontro que aconteceu pouco antes.

ARENA SÃO PAULO

O FIFA.com segue mostrando o andamento dos trabalhos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. “Por dentro das obras nos estádios” traz imagens recentes da construção da Arena de São Paulo. O novo estádio ficará localizado no bairro de Itaquera, Zona Leste da capital paulista, e vai sediar o jogo de abertura da competição, no dia 12 de junho de 2014, além de outras cinco partidas.

As fotos mostram que o estádio teve muitos avanços em fundações e já começam a aparecer os primeiros esqueletos das arquibancadas.

Ronaldo mostra otimismo para realização da Copa de 2014

'Faremos o melhor Mundial de todos os tempos', diz o Fenômeno

O ex-atacante e hoje membro do Conselho Organizador Local (COL) da Copa do Mundo Fifa de 2014, que será realizada no Brasil, Ronaldo, está bastante otimismo quanto a realização da Copa. Nesta segunda-feira, em encontro com o ministro Jerome Valckle em Brasília, o Fenômeno exalou otimismo e garantiu que o Brasil fará o melhor Mundial de todos os tempos.

"Eu sou muito otimista. Sou brasileiro e não lembro dos brasileiros terem fracassados em situações como essas. Vamos mostrar ao mundo que, além bons de bola, somos ótimos organizadores", disse o ex-jogador do Corinthians e da Seleção Brasileira, que foi campeão do Mundo em 2002.

Ronaldo está visivelmente empolgado com a função no COL e admite que sua imagem irá cativar os brasileiros para a Copa do Mundo de 2014.

"A minha principal missão, além de toda a burocracia que faz parte do Comitê, é fazer com que os brasileiros se orgulhem de receber o maior evento do mundo e fiquem orgulhosos de receber todo o investimento que está sendo feito por causa da Copa do Mundo. Tenho certeza faremos o melhor Mundial de todos os tempos", concluiu.

PACOTES PARA A COPA JÁ ESTÃO À VENDA

Fifa inicia venda de ingressos para o Mundial de 2014 com pacotes corporativos que podem custar até R$ 4,1 milhões
Cassio Zirpoli - Diario de Pernambuco


Publicação:18/01/2012 13:36
Atualização:18/01/2012 13:39

A melhor visão dentro do estádio, no conforto de uma ampla estrutura em um camarote para 20 pessoas, equipado até para reuniões, uma tradutora na porta e serviço exclusivo de comida e bebida antes, durante e depois do jogo. O pacote também inclui traslado e a melhor vaga no estacionamento da arena. Um luxo completo no futebol e preparado meticulosamente para a Copa do Mundo de 2014, visando um nicho milionário, em busca de regalias, sem fila e privilégio antecipado. Tanto que já está à venda, confirmando o status vip. Por sinal, realmente há quem não economize por produtos assim. Para o Mundial do Brasil, o pacote top chama-se Aquarela, de inacreditáveis R$ 4,1 milhões. Além dos melhores camarotes (“suítes”) em 19 jogos no Sudeste, entre eles a partida de abertura, as semifinais e a decisão, o modelo oferece 442 bilhetes. Na média, R$ 9.276 por entrada. Sim, valor unitário. Para se ter uma ideia, um bilhete de arquibancada no Campeonato Pernambucano custa R$ 30.

De fato, o preço definido pela Fifa não é nada convidativo, pelo menos para o grande público, pois uma pequena e ávida parcela de torcedores/empresários mundo afora já está se preparando para a grande festa no país. Sem alarde, a Fifa iniciou a venda de ingressos em novembro, priorizando os pacotes corporativos. A venda , fixada em dólar, é organizada pela Match Hospitality, que pagou 240 milhões de dólares para executar o serviço nas edições de 2010 e 2014. “A procura que estamos notando até o momento é claríssima e promissora”, disse Jaime Byrom, presidente da Match em entrevista ao site da Fifa.

O ingresso físico não será entregue neste primeiro momento, apesar da compra efetivada. Devido ao orçamento elevado, a forma de pagamento é bem extensa. A empresa (ou empresário) que comprar até 31 de maio terá que pagar em quatro parcelas, sendo a última em janeiro de 2014. O cadastro para a compra vem ocorrendo no próprio site da entidade, que espera vender três milhões de ingressos nos 64 jogos, contabilizando as categorias, comuns ou corporativos.

Os pacotes fundamentados em regalias no Recife foram divididos em cinco modelos, como nas outras 11 subsedes. No estado, o camarote na Arena Pernambuco poderá custar até R$ 608 mil, considerando o maior espaço, para 18 pessoas. Isso geraria uma média por bilhete é de R$ 6.755, valor astronômico para a realidade futebolística local. Segundo o projeto original, a arena terá 1.420 lugares em camarotes. Em relação aos assentos mais nobres, chamados de Business Seat, são 4.504.

Na próxima semana, o consórcio que irá operar o estádio deverá detalhar toda a estrutura “premium”. Nela, espaço o pacote “Bossa Nova Studio”, que é, na prática, um restaurante panorâmico. A tendência é que os estádios tenham até dois dele. Serviço de qualidade, preço elevadíssimo. Que os jogos sejam à altura do investimento.

PACOTES

Aquarela

Camarotes no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte
19 jogos
442 ingressos
US$ 2,3 milhões
(R$ 4,1 milhões)

Final Round Series

Business seat nas duas semifinais e na decisão
3 jogos
De 12 a 120 ingressos
De US$ 83,6 mil (R$ 150 mil) a US$ 836 mil (R$ 1,5 milhão)

Rio de Janeiro

16 a 20 lugares, a capacidade dos camarotes (private suite)
7 jogos
US$ 445 mil (R$ 795 mil) a
US$ 560 mil (R$ 1 milhão)
Menor pacote: 4 ingressos Pavilion, US$ 65,4 mil (R$ 116 mil)

São Paulo

12 a 84 lugares, a capacidade dos camarotes (private suite)
6 jogos
US$ 250 mil (R$ 447 mil) a US$ 1,75 milhão (R$ 3,1 milhões)
Menor pacote: 4 ingressos Pavilion, US$ 48,4 mil
(R$ 86 mil)

Belo Horizonte

22 a 32 lugares, a capacidade dos camarotes (private suite)
6 jogos
US$ 425 mil (R$ 760 mil) a US$ 615 mil (R$ 1,1 milhão)
Menor pacote: 4 ingressos Pavilion, US$ 45 mil (R$ 80 mil)

Brasília

18 a 30 lugares, a capacidade dos camarotes (private suite)
7 jogos
US$ 360 mil (R$ 643 mil) a US$ 590 mil (R$ 1,05 milhão)
Menor pacote: 4 ingressos Premier, US$ 18,8 mil
(R$ 33 mil)

Fortaleza

20 a 36 lugares, a capacidade dos camarotes (private suite)
6 jogos
US$ 375 mil (R$ 670 mil) a US$ 600 mil (R$ 1,07 milhão)
Menor pacote: 4 ingressos Premier, US$ 16 mil (R$ 28 mil)

Salvador

10 a 34 lugares, a capacidade dos camarotes (private suite)
6 jogos
US$ 185 mil (R$ 330 mil) a US$ 630 mil (R$ 1,12 milhão)
Menor pacote: 4 ingressos Premier, US$ 16 mil
(R$ 28 mil)

Porto Alegre

12 a 24 lugares, a capacidade dos camarotes (private suite)
5 jogos
US$ 175 mil (R$ 312 mil) a
US$ 450 mil (R$ 804 mil)
Menor pacote: 4 ingressos Premier, US$ 12,4 mil
(R$ 22 mil)

Cuiabá

12 a 36 lugares, a capacidade dos camarotes (private suite)
4 jogos
US$ 120 mil (R$ 214 mil) a US$ 360 mil (R$ 643 mil)
Menor pacote: 4 ingressos Premier, US$ 9,4 mil (R$ 16 mil)

Curitiba

20 a 42 lugares, a capacidade dos camarotes (private suite)
4 jogos
US$ 220 mil (R$ 393 mil) a US$ 465 mil (R$ 831 mil)
Menor pacote: 4 ingressos Premier, US$ 9,4 mil (R$ 16 mil)

Manaus

10 a 34 lugares, a capacidade dos camarotes (private suite)
4 jogos
US$ 100 mil (R$ 178 mil) a US$ 375 mil (R$ 670 mil)
Menor pacote: 4 ingressos Premier, US$ 9,4 mil (R$ 16 mil)

Natal

16 a 28 lugares, a capacidade dos camarotes (private suite)
4 jogos
US$ 160 mil (R$ 286 mil) a US$ 310 mil (R$ 554 mil)
Menor pacote: 4 ingressos Premier, US$ 9,4 mil (R$ 16 mil)

Fortaleza é favorita a sediar sorteio da Copa de 2014, diz Fifa

Uma comitiva da Fifa composta pelo secretário-geral, Jerome Valcke, e pelo membro do conselho administrativo do Comitê Organizador Local (COL), o ex-atacante Ronaldo, visitou nesta terça-feira a cidade de Fortaleza para ver de perto os preparativos do Mundial.

E foram só boas notícias para a capital do Ceará. Segundo Valcke, o novo Centro de Eventos que o governo pretende inaugurar em abril é o candidato mais forte a receber o sorteio das chaves da Copa de 2014, um evento que será transmitido para mais de uma centena de países.

“Sei que Fortaleza é candidata a sede do sorteio das chaves. Pelo que nós estamos vendo deste equipamento, a cidade é favorita a receber o evento. Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, também são candidatos, mas como o Rio já recebeu o sorteio das Eliminatórias, acreditamos que outra cidade será escolhida”, afirmou o secretário.

Pesa a favor de Fortaleza a declaração de Valcke de que é preciso “dividir e compartilhar” os eventos relacionados ao Mundial no Brasil. Como São Paulo receberá a abertura da Copa e Brasília a da Copa das Confederações, em 2013, restaria um evento de peso a ser realizado no Ceará.

Castelão
Caso o sorteio seja confirmado, Fortaleza vai se firmar como a principal sede do Nordeste no Mundial de 2014. Além de ser contemplada com seis jogos na Copa, incluindo um do Brasil na primeira fase, a cidade também vai participar do evento-teste em 2013.

Contribuiu para o papel de destaque de Fortaleza o bom andamento da reforma do Castelão. O estádio que terá capacidade de 66 mil torcedores é o mais adiantado, tendo concluído 53% da obra até o momento.

SECRETÁRIO DA FIFA GARANTE QUE A COPA TERÁ 12 SEDES

Secretário-geral da Fifa garante que Copa do Mundo de 2014 terá 12 sedes
Em entrevista exclusiva ao Jornal Nacional, Jérôme Valcke negou hipótese de exclusão de cidades por causa de obras atrasadas.

Depois de visitar Brasília, Fortaleza e Salvador, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, chegou, nesta quarta-feira (18), ao Rio de Janeiro para uma série de compromissos. Em uma entrevista exclusiva ao Jornal Nacional, ele garantiu que, apesar dos atrasos, a Copa do Mundo terá 12 sedes em 2014.

As visitas de Jérôme Valcke vão se tornar cada vez mais frequentes. Ele é o encarregado de acompanhar de perto o andamento das obras. A passagem pela capital cearense impressionou. Ela disputa o direito de sediar o sorteio dos grupos da Copa, que vai acontecer no fim do ano que vem.

Mas o secretário-geral disse que há outras cidades com chances. Inclusive em estados que não terão partidas do Mundial, como Santa Catarina. Segundo Valcke, apenas o Rio de Janeiro, que já sediou o sorteio das Eliminatórias, está descartado.

Salvador também ganhou pontos com a Fifa. “Baseado no que vi, a sensação é de que a Bahia está dentro da Copa das Confederações”, disse Valcke. A confirmação sai em junho. Recife, outra candidata, será visitada daqui a dois meses, quando Valcke tem reunião também com a presidente Dilma Rousseff.

Já em relação às sedes dos jogos da Copa, a Fifa, mesmo admitindo a preocupação com o atraso em algumas obras, não trabalha com a hipótese de exclusão de uma ou mais cidades. “O deputado Romário chegou a falar em duas cidades a menos, mas isso nunca partiu da Fifa. As doze sedes estão confirmadas”, garantiu Valcke.

Sobre a Lei Geral da Copa, ainda não aprovada, ele se mostrou otimista. “Já há um consenso de que o tempo está voando e são poucos os pontos ainda em desacordo”, disse. A Fifa cedeu na questão dos ingressos. Serão 300 mil para brasileiros no valor de R$ 40 na primeira fase. Mas não abre mão da venda de cerveja nos estádios.

Para encerrar a entrevista, uma pitada de rivalidade esportiva. Para o francês, a Copa no Brasil será a melhor de todos os tempos, desde que o Brasil consiga, finalmente, ganhá-la em casa.

FIFA ELOGIA ANDAMENTO DAS OBRAS PARA COPA

O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, e o ídolo brasileiro Ronaldo, na qualidade de membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, ficaram impressionados nas duas primeiras escalas da turnê que percorrerá as 12 cidades-sede do torneio. A turnê teve início hoje em Fortaleza e Salvador.

“A experiência que tivemos hoje foi simplesmente sensacional”, comentou Valcke. “Preciso admitir que tanto o Ronaldo quanto eu ficamos impressionados com o compromisso, o detalhismo e o excelente planejamento integrado para a Copa do Mundo da FIFA 2014 em Fortaleza e Salvador. As atividades não se limitam aos preparativos para o Mundial, e todos os planos estão sendo executados de modo a assegurar um legado social, infraestrutural e ambiental para além de 2014. Devo parabenizar ambas as cidades por suas iniciativas”, completou o secretário geral da FIFA, que elogiou a calorosa acolhida e o forte apoio de políticos e moradores locais na sua primeira visita a Fortaleza e Salvador.

“Devo dizer que foi ótimo, pelo menos uma vez, não falar sobre a famosa lei”, comentou Valcke, referindo-se à Lei Geral da Copa. “É bom ver o que as pessoas estão organizando no Brasil e o trabalho que está sendo feito nas cidades e nos estados, além da paixão e da expectativa das pessoas nas cidades. Isso me deixa muito feliz e confiante de que teremos uma grande Copa do Mundo da FIFA em 2014.” O dirigente também aproveitou a ocasião para prometer que todos os operários que trabalham na construção dos 12 estádios do país receberão ingressos para uma partida no local que ajudaram a erguer. “Eles estão trabalhando de sol a sol para garantir que os estádios sejam concluídos em tempo, fazem parte do sucesso da organização e deveriam ser recompensados”, afirmou o francês. “Em nome da FIFA, prometo que cuidaremos disso em parceria com o COL.”

Ronaldo fez eco aos comentários de Valcke. “Foi ótimo ver a empolgação dos trabalhadores, é algo que me emociona”, disse o ex-jogador. “Quero desafiar os trabalhadores dos estádios que se encontram atualmente em construção a enfrentarem um time que eu vou escolher. Quero compartilhar este momento incrível com eles. Eles estão colocando muita dedicação e esforço no projeto.”

“Hoje mostramos que os brasileiros podem ficar orgulhosos do que vão realizar”, prosseguiu Ronaldo. “Quero agradecer a todos nas duas cidades e estados pela grande hospitalidade, mas ainda mais pela preparação profissional para a nossa visita. As pessoas desses lugares podem sentir orgulho. E esta é a minha missão pela Copa do Mundo da FIFA: garantir que, independentemente de o Brasil ganhar ou não dentro de campo — algo para que eu torço, naturalmente —, impressionaremos os estrangeiros pela nossa competência organizacional e pela maneira como saudaremos quem visitar o Brasil. Fortaleza e Salvador deram um grande exemplo nesta viagem.”É bom ver o que as pessoas estão organizando no Brasil e o trabalho que está sendo feito nas cidades e nos estados, além da paixão e da expectativa das pessoas nas cidades.Jérôme Valcke, secretário geral da FIFA

A turnê começou na manhã desta terça-feira em Fortaleza, onde a delegação da FIFA e do COL visitou as obras do Centro de Convenções e do Estádio Castelão na companhia do vice-governador do Ceará, Domingos Filho, do secretário estadual para a Copa do Mundo da FIFA, Ferruccio Feitosa, e da prefeita Luizianne Lins. Fora do estádio, a comitiva lançou oficialmente a contagem regressiva para a inauguração do local, prevista para o dia 30 de dezembro de 2012. No ano que vem, a capital cearense também sediará uma das semifinais da Copa das Confederações da FIFA.

“Fortaleza realizou um trabalho incrível até agora e está no bom caminho”, apontou Valcke. “A cidade também é boa candidata para receber o sorteio final. Ela tem capacidade para isso do ponto de vista do local, da acomodação e da infraestrutura. O interesse em sediar este importante evento, que tem a audiência de tevê de uma partida de Copa do Mundo, é enorme. A competição naturalmente será grande e a decisão será tomada este ano pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA com base na recomendação do COL após uma ampla avaliação que está em andamento.”

Na coletiva de imprensa, o secretário geral da FIFA também frisou ser importante que os vários eventos oficiais relacionados ao Brasil 2014 sejam distribuídos igualmente entre todas as cidades-sede. Neste contexto, Valcke acredita que o Rio de Janeiro não pode ser cogitado como sede do sorteio final pelo fato de ter sido o palco do sorteio preliminar em julho do ano passado.
À tarde, a turnê teve sequência em Salvador. A delegação da FIFA e do COL foi recebida na capital baiana pelo governador Jaques Wagner e pelo vice-prefeito Edvaldo Brito, além do ministro do Esporte Aldo Rebelo. Ao lado de Recife, Salvador aguarda até junho pela confirmação como sede da Copa das Confederações da FIFA 2013. “É um enorme desafio finalizar este estádio até dezembro de 2012, mas tendo encontrado a equipe hoje estou confiante que, se o trabalho continuar com o mesmo entusiasmo, as coisas serão feitas em tempo, inclusive em termos de acomodação e transporte, também para a Copa das Confederações da FIFA”, explicou o secretário geral da FIFA. “O estádio de Salvador será magnífico, com o seu belíssimo entorno.”
“O governo não tem dúvidas quanto à capacidade de Salvador em organizar grandes eventos, e um bom exemplo disso é o Carnaval”, apontou o ministro do Esporte. “A Lei Geral da Copa é um compromisso que o país assumiu quando se candidatou a sediar o evento. É importante notar que o Brasil pediu para organizar o torneio e, naquela época, concordamos com todas as exigências. O nosso objetivo era aprovar a lei até o final do ano passado, então em termos de lei não estamos tão adiantados quanto em termos de estádio. Precisamos seguir em frente e agilizar, mas estou confiante de que até março possamos finalizar isso.”

IDIOMA É DESAFIO PARA O BRASIL NA COPA

A mobilidade urbana é uma das maiores preocupações para a Copa do Mundo de 2014, mas a língua é outro desafio que precisa ser vencido. O alerta foi dos especialistas alemães Thomas Wehr, que gerenciou o escritório da Copa do Mundo em Nuremberg, na Alemanha, e Nora Pullman, que foi coordenadora de transportes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), na Copa da Alemanha, em 2006, e consultora de algumas cidades sul-africanas."Para mim, apesar das preocupações com trânsito, o maior desafio é a língua. Falta sinalização em inglês e taxistas, vendedores que falem pelo menos inglês", justifica Wehr. A sinalização em inglês é importante também para que as pessoas encontrem transporte, postos de saúde, polícia e demais serviços. "Estive no Rio de Janeiro e lá até tem sinalização em inglês, mas não é muito legível. As sinalizações no aeroporto, hotéis, aeroportos precisam estar pelo menos em inglês e legíveis, de fácil leitura", alerta Norma.

O tempo é algo que o Brasil tem a seu favor para vencer os desafios, como esse da língua. "As chances são boas para que vocês possam concluir o seu trabalho. A Copa do Mundo é um projeto muito estimulante, muito instigante" diz Norma.Os especialistas estiveram no Recife, nesta segunda-feira (21), para uma troca de experiências com técnicos e demais pessoas envolvidas no projeto da Copa do Mundo em Pernambuco. "Esse intercâmbio de ideias é importante para ver as experiências que deram certo ou não na Alemanha e também ter uma visão diferenciada sobre o evento", ressalta o secretário da Copa do Recife, Amir Schvartz. "Não somos consultores, não viemos vender nada. Viemos trocar experiências, contar como fizemos na Alemanha e o que vimos na Copa da África", acrescenta Wehr.Visita técnicaNa terça-feira (22), os especialistas vão junto com uma equipe técnica da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado conhecer uma série de obras que estão sendo realizadas na RMR. A comitiva vai também conhecer o transporte urbano do Recife, utilizando ônibus de linha, terminais de integração e o metrô. "A proposta é que eles possam vivenciar de fato o funcionamento do sistema e nós possamos, na quarta-feira, sentar e conversar sobre o que eles viram", conta Schvartz.Alemanha e África do SulA cidade alemã de Nuremberg recebeu três jogos da Copa das Confederações e cinco jogos da Copa do Mundo. O desafio do transporte, acredita Wehr, é levar às pessoas ao estádio. "Em 2005, realizamos a Copa das Confederações, que é uma oportunidade excelente de se preparar para a Copa. Ao contrário dos temores da Fifa, de que se repetiria a situação da França com estádios vazios, nós tivemos nossos estádios lotados", conta Wehr.A experiência da Copa das Confederações é muito importante para a preparação para a Copa do mundo, acredita Norma. "Na Alemanha, tivemos uma relação muito próxima em todas as cidades-sede. Compartilhamos experiências e isso foi imporantante para sabermos o que deu certo, o que precisa ser mudado, inclusive para aquelas cidades que não participaram da Copa das Confederações. Essa troca de informações evitou problemas", acrescenta.Na Copa da África, Norma conta que a mobilidade teve seus problemas. "As pessoas conseguiam chegar rapidamente aos estádios, mas sair levava muito tempo", explica a especialista. "Não havia ônibus, carros para atender às exigências da Fifa. Uma fábrica de ônibus foi para lá antes da Copa só para atender a essa demanda", lembra Norma, que acredita que o Brasil tem tempo de fazer tudo o que precisa ser feito até 2014.Apesar de todo o planejamento, em Frankfurt a organização foi surpreendida, conta Norma. "Nós fomos surpreendidos. Os torcedores dominaram, conquistaram o centro da cidade. Nós não tínhamos como prever que viriam tantas pessoas", lembra. Outro desafio é que a Copa do Mundo não interrompa a vida normal da cidade. "As pessoas queriam também levar sua vida normalmente. Não podíamos paralisar nossa cidade por quatro semanas", conta. Para isso, foram criados quatro grupos de estudo só para a questão do trânsito.A sustentabilidade foi o mote do planejamento da mobilidade urbana em Frankfurt. "A ideia era reduzir o numero de carros e veículos. O objetivo da sustentabilidade foi muito importante para nós. Todas as ações de infraestrutura estavam orientadas para que depois da Copa do Mundo pudessem ser utilizadas.

Era um dos nossos objetivos não fazer nada que não pudesse ser utilizado pela a população posteriormente.", afirma. Em Nuremberg, o acesso às arenas foi de 70% por transporte público e de 60% em Frankfurt, segundo Norma. "O preço da passagem já estava integrado ao ingresso, o que incentivava as pessoas a utilizarem os transportes públicos".Analisar o transporte público e incentivar o seu uso é um dos pontos que se precisa estar atento. "Apesar do metrô e dos ônibus serem transportes bem diferenciados, nós unificamos para os visitantes todas as informações.

Para facilitar, unificamos também o preço da tarifa", diz Norma. As informações estavam também disponíveis através da internet, além dos folderes entregues aos visitantes.As cores foram usadas para facilitar o acesso das pessoas à arena e também para a segurança. "De acordo com a cor da sua cadeira, você sabia onde estacionar, por exemplo. Se o seu ingresso era para o setor azul, o estacionamento era o mais próximo do setor azul. Assim também funcionava com a parada do bonde. Se o bonde estava com a sinalização azul, ele parava na porta da entrada azul", explica Norma. "As cores têm consequências práticas. Você tem que olhar para o estádio e pensar como vai funcionar no dia dos jogos, como em dia de seleções que tem histórico de brigas de torcidas. É uma forma de evitar que elas se encontrem", lembra Wehr.Listas de coisas a fazer, planejar, trocar experiências entre as cidades-sede exige tempo, mas para Norma é um ponto essencial. "Seis anos depois, eu posso dizer que isso não foi exagerado. Lógico que levavamos muito tempo fazendo os relatórios, mas foi essencial para tudo dar certo", acredita. O aprendizado da Copa serviu para outros grandes eventos. "A lista de diretrizes e checagem, feita para a Copa, foi usada para o torneio de ginástica olímpica", exemplifica Norma.

As particularidades de um evento como a Copa do Mundo foram relembrados frequentemente pelos dois especialistas. "A Copa do Mundo é um evento muito especial. Levou um certo tempo para a África do Sul entender que esse não era um jogo de rugby comum e sim algo realmente especial, diferente de qualquer outro evento", afirma Norma, mostrando que, nesse ponto, o Brasil está em vantagem, ao perceber que esse não é um evento qualquer. "Uma Copa do Mundo não é igual a qualquer outro grande evento. Não se pode comparar outros eventos aos da Copa".