quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

FIFA ELOGIA ANDAMENTO DAS OBRAS PARA COPA

O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, e o ídolo brasileiro Ronaldo, na qualidade de membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, ficaram impressionados nas duas primeiras escalas da turnê que percorrerá as 12 cidades-sede do torneio. A turnê teve início hoje em Fortaleza e Salvador.

“A experiência que tivemos hoje foi simplesmente sensacional”, comentou Valcke. “Preciso admitir que tanto o Ronaldo quanto eu ficamos impressionados com o compromisso, o detalhismo e o excelente planejamento integrado para a Copa do Mundo da FIFA 2014 em Fortaleza e Salvador. As atividades não se limitam aos preparativos para o Mundial, e todos os planos estão sendo executados de modo a assegurar um legado social, infraestrutural e ambiental para além de 2014. Devo parabenizar ambas as cidades por suas iniciativas”, completou o secretário geral da FIFA, que elogiou a calorosa acolhida e o forte apoio de políticos e moradores locais na sua primeira visita a Fortaleza e Salvador.

“Devo dizer que foi ótimo, pelo menos uma vez, não falar sobre a famosa lei”, comentou Valcke, referindo-se à Lei Geral da Copa. “É bom ver o que as pessoas estão organizando no Brasil e o trabalho que está sendo feito nas cidades e nos estados, além da paixão e da expectativa das pessoas nas cidades. Isso me deixa muito feliz e confiante de que teremos uma grande Copa do Mundo da FIFA em 2014.” O dirigente também aproveitou a ocasião para prometer que todos os operários que trabalham na construção dos 12 estádios do país receberão ingressos para uma partida no local que ajudaram a erguer. “Eles estão trabalhando de sol a sol para garantir que os estádios sejam concluídos em tempo, fazem parte do sucesso da organização e deveriam ser recompensados”, afirmou o francês. “Em nome da FIFA, prometo que cuidaremos disso em parceria com o COL.”

Ronaldo fez eco aos comentários de Valcke. “Foi ótimo ver a empolgação dos trabalhadores, é algo que me emociona”, disse o ex-jogador. “Quero desafiar os trabalhadores dos estádios que se encontram atualmente em construção a enfrentarem um time que eu vou escolher. Quero compartilhar este momento incrível com eles. Eles estão colocando muita dedicação e esforço no projeto.”

“Hoje mostramos que os brasileiros podem ficar orgulhosos do que vão realizar”, prosseguiu Ronaldo. “Quero agradecer a todos nas duas cidades e estados pela grande hospitalidade, mas ainda mais pela preparação profissional para a nossa visita. As pessoas desses lugares podem sentir orgulho. E esta é a minha missão pela Copa do Mundo da FIFA: garantir que, independentemente de o Brasil ganhar ou não dentro de campo — algo para que eu torço, naturalmente —, impressionaremos os estrangeiros pela nossa competência organizacional e pela maneira como saudaremos quem visitar o Brasil. Fortaleza e Salvador deram um grande exemplo nesta viagem.”É bom ver o que as pessoas estão organizando no Brasil e o trabalho que está sendo feito nas cidades e nos estados, além da paixão e da expectativa das pessoas nas cidades.Jérôme Valcke, secretário geral da FIFA

A turnê começou na manhã desta terça-feira em Fortaleza, onde a delegação da FIFA e do COL visitou as obras do Centro de Convenções e do Estádio Castelão na companhia do vice-governador do Ceará, Domingos Filho, do secretário estadual para a Copa do Mundo da FIFA, Ferruccio Feitosa, e da prefeita Luizianne Lins. Fora do estádio, a comitiva lançou oficialmente a contagem regressiva para a inauguração do local, prevista para o dia 30 de dezembro de 2012. No ano que vem, a capital cearense também sediará uma das semifinais da Copa das Confederações da FIFA.

“Fortaleza realizou um trabalho incrível até agora e está no bom caminho”, apontou Valcke. “A cidade também é boa candidata para receber o sorteio final. Ela tem capacidade para isso do ponto de vista do local, da acomodação e da infraestrutura. O interesse em sediar este importante evento, que tem a audiência de tevê de uma partida de Copa do Mundo, é enorme. A competição naturalmente será grande e a decisão será tomada este ano pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA com base na recomendação do COL após uma ampla avaliação que está em andamento.”

Na coletiva de imprensa, o secretário geral da FIFA também frisou ser importante que os vários eventos oficiais relacionados ao Brasil 2014 sejam distribuídos igualmente entre todas as cidades-sede. Neste contexto, Valcke acredita que o Rio de Janeiro não pode ser cogitado como sede do sorteio final pelo fato de ter sido o palco do sorteio preliminar em julho do ano passado.
À tarde, a turnê teve sequência em Salvador. A delegação da FIFA e do COL foi recebida na capital baiana pelo governador Jaques Wagner e pelo vice-prefeito Edvaldo Brito, além do ministro do Esporte Aldo Rebelo. Ao lado de Recife, Salvador aguarda até junho pela confirmação como sede da Copa das Confederações da FIFA 2013. “É um enorme desafio finalizar este estádio até dezembro de 2012, mas tendo encontrado a equipe hoje estou confiante que, se o trabalho continuar com o mesmo entusiasmo, as coisas serão feitas em tempo, inclusive em termos de acomodação e transporte, também para a Copa das Confederações da FIFA”, explicou o secretário geral da FIFA. “O estádio de Salvador será magnífico, com o seu belíssimo entorno.”
“O governo não tem dúvidas quanto à capacidade de Salvador em organizar grandes eventos, e um bom exemplo disso é o Carnaval”, apontou o ministro do Esporte. “A Lei Geral da Copa é um compromisso que o país assumiu quando se candidatou a sediar o evento. É importante notar que o Brasil pediu para organizar o torneio e, naquela época, concordamos com todas as exigências. O nosso objetivo era aprovar a lei até o final do ano passado, então em termos de lei não estamos tão adiantados quanto em termos de estádio. Precisamos seguir em frente e agilizar, mas estou confiante de que até março possamos finalizar isso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário